16 maio, 2016

MTE interdita e embarga obras das Olimpíadas no Rio



Há menos de 90 dias para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, várias obras do evento sofreram interdições e embargos na cidade carioca. Segundo informações da Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro – órgão ligado diretamente ao Ministério do Trabalho (MTE) -, após vistorias realizadas nos dias 4 e 5 deste mês, uma obra foi embargada e outras interditadas.
E quais foram as obras interditadas e embargadas pela Superintendência Regional do Trabalho? Uma escavação que estava sendo realizada na Vila dos Atletas foi interditada, e alguns pontos localizados no Parque Olímpico foram embargados, ambos ficam localizados na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo o portal G1, trinta e cinco empresas ligadas ao evento estão foram fiscalizadas na operação.
Os problemas encontrados nos locais dizem respeito às condições que os trabalhadores estão exercendo suas funções, pois foram encontrados vários casos de várias pessoas que estavam trabalhando sem vínculo com as empresas; a operação também identificou falta de condições mínimas de trabalho, além de falta de segurança necessária nos locais de trabalho.
O MTE explicou que, as obras embargadas têm de ser paralisadas de forma parcial ou total imediatamente após a notificação; já as obras que sofreram interdições a paralisação (parcial ou total) diz respeito a serviços, máquinas ou estabelecimentos. Ambas obras só poderão continuar depois que as irregularidades e problemas forem resolvidos.
A Fundação Geo-Rio ligada a Secretária Municipal de Obras do Rio de Janeiro, divulgou uma nota explicando que já notificou a construtora responsável pelas obras, a empresa Erwill, que se comprometeu a realizar os ajustes necessários exigidos após as fiscalizações do MTE. Para que as obras sejam desinterditadas a Erwill deve realizar os trâmites necessários que dizem respeito a segurança de seus trabalhadores – ajustes obrigatórios e que foram solicitados também pelo Ministério do Trabalho.
O Comitê Organizador do Rio 2016 se pronunciou e afirmou que todas as exigências já foram realizadas para corrigir os problemas encontrados na operação, só falta o Ministério do Trabalho junto a Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro liberar as interdições e os embargos realizados no começo do mês (4 e 5 de maio). 

Curso Online de Instrutor de NR 20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis Curso: Instrutor de NR 20 - Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

Carga horária: 60 horas
Por: R$ 49,90




Nenhum comentário: